Galinhas

 galinha3

São animais curiosos e inteligentes

Entendem conceitos intelectuais sofisticados, aprendem através da observação, são capazes de demonstrar auto-controlo, preocupam-se com o futuro, e os seus conhecimentos evoluem de geração para geração

São capazes de distinguir indivíduos humanos e são capazes de aprender com os membros da sua espécie

 

Cada galinha tem uma personalidade diferente da outra, umas são mais medrosas, outras mais tímidas e observadoras, algumas gostam da companhia dos humanos, outras são um pouco mais agressivas

 

 Gostam de tomar banhos de terra – para se limparem – cacarejar em cima das árvores e apanhar banhos de sol.

  

 Se tiverem oportunidade para o fazer passam até 90% do seu tempo a explorar o solo e a debicar

 

– Em liberdade, tanto as galinhas como os galos fogem aos seus inimigos, formam amizades intensas, protegem as suas crias e saúdam a alvorada com o seu canto. É esta a vida que lhes está destinada

Pesquisadores da Universidade de Bristol provaram cientificamente que as galinhas podem muito bem ser os animais mais inteligentes do curral. Em alguns testes científicos, elas superam crianças humanas.

Em vários testes de sofisticação cognitiva e comportamental, as galinhas não superam apenas cães e gatos, mas crianças humanas de quatro anos de idade.

A Dra. Christine Nicol da Universidade de Bristol, autora do artigo de revisão intitulado The Hen inteligent (A galinha inteligente), esclarece que estudos realizados ao longo dos últimos 20 anos … revelaram capacidades sensoriais finamente afiadas,  capacidades de pensar, fazer inferências, aplicar a lógica e planejar com antecedência. “

O documento inclui dezenas de exemplos da complexidade cognitiva, comportamental e emocional nas galinhas,  que exibem capacidades que não podem ser explicados por simples instinto.

Como apenas alguns exemplos:

Galinhas mostraram “flexibilidade comportamental.” Por exemplo, às galinhas foram dadas alimentos saborosos e intragáveis em tigelas de cores diferentes. Em seguida, os pesquisadores ofereceram comida para os filhotes de galinha, mas as cores para os bons e maus alimentos foram trocados. As galinhas advertiram seus filhotes a não comerem o que elas pensavam ser a comida ruim.

Nicol, explica: “Para avaliar a escolha de alimentos dos pintos, relacioná-la com o que ela sabe, e incentivar os filhotes para mudar a sua preferência alimentar exige grande capacidade cognitiva, como a galinha deve sintetizar todas essas informações e responder em um cenário que ela não tenha encontrado antes. “

Galinhas também tem a capacidade de adiar a gratificação, o que mostra uma capacidade de “perceber e processar tempo e aplicar este à sua situação atual , bem como para demonstrar “auto-controlo”.

Noutro  experimento, os frangos foram ensinados que, se  recusarem a recompensa alimentar no presente, irão receber maior quantidade de comida mais tarde. Noventa e três por cento dos pássaros optaram por esperar,  algo que os humanos também fariam.

Nicol oferece dezenas de exemplos que mostram que as galinhas têm capacidades complexas no que diz respeito à empatia, navegação, comunicação, interação social, inferência transitiva (descobrir que, se A é maior que B e B é maior que C, então A é maior que C) , entendendo “permanência do objeto”, e até mesmo aprendendo aritmética básica.

galinha18 galinha e pintinho

Temos tendência para pensar nas galinhas como aves que vivem em quintais, com uma vida sossegada e muito sol na companhia das famílias que, por pura gratidão de vez em quando põem um ovo para consumo humano. Acontece que não é assim que vivem 99% das galinhas.

 

  As galinhas poedeiras são criadas para produzir o máximo de ovos, mas o que produzem mais são pilhas de nervos, já sem metade das suas penas que perdem ao abrir e fechar as asas contra as gaiolas. Alguns produtores livram-se das velhas galinhas sufocando-as com sacos de plástico ou em enormes contentores de lixo. Algumas das praticas habituais são francamente cruéis e ops produtores tornaram-se insensíveis ao sofrimento. 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s