Peixes sentem dor como os seres humanos

– Cientista afirma que peixes têm a mesma inteligência que outros vertebrados

– Os peixes têm boa memória, constroem estruturas complicadas e mostram comportamentos exibidos por primatas -, e também sentem dor como nós,  disse ele.

– Especialista afirma que bem-estar dos peixes e técnicas de pesca devem ser reconsiderados

– São as mais recentes reivindicações num debate sobre como os peixes respondem a estímulos

Por Sarah GRIFFITHS

Pescar pode deixar de ser considerado uma atividade tão relaxante, uma vez que cientistas afirmam ter descoberto que os peixes sentem dor, assim como os humanos.

Um pesquisador acredita que os peixes têm a mesma inteligência que outros animais e, consequentemente, as pessoas devem se preocupar mais com o seu bem-estar.

Remando contra a maré do que é considerado a opinião popular, ele acrescentou que os peixes têm boas memórias e comportamentos observados em primatas, como a construção de estruturas complexas parecidas com castelos de areia de forma  especial, e  o uso de ferramentas.

Culum Brown, Professor Associado da Universidade Macquarie, na Austrália, disse que os peixes têm muito boas recordações, vivem em comunidades sociais complexas, onde eles mantêm o rasto dos indivíduos e podem aprender uns com os outros.

Eles desenvolvem tradições culturais e podem até mesmo reconhecer os outros indivíduos.

O professor Brown disse que os sentidos primários do peixe são ‘tão bons’ quanto os dos seres humanos, e em alguns casos, melhores.

O nível de complexidade mental que os peixes demonstram está a par da maioria dos outros vertebrados, há evidências de que eles podem sentir dor de forma semelhante aos seres humanos.

Enquanto o cérebro do peixe difere de outros vertebrados, os peixes têm muitas estruturas que desempenham funções semelhantes.

O professor Brown acredita que, se alguns animais equiparáveis são considerados sencientes, o peixe deve ser considerado assim também, e, portanto, suas necessidades de bem-estar devem ser reconsideradas.

“Embora os cientistas não possam fornecer uma resposta definitiva sobre o nível de consciência que qualquer vertebrado não-humano possui, a extensa evidência do comportamento dos peixes, a sofisticação cognitiva e percepção da dor sugerem que a melhor prática seria a conferir aos peixes o mesmo nível de proteção que qualquer outro vertebrado “, disse ele.

Devemos, portanto, incluir os peixes no nosso “círculo moral” e prestar-lhes a protecção que merecem. “

Embora as implicações da pesquisa possam ter um grande impacto sobre a indústria da pesca, os peixes também são usados em uma maneira similar aos ratos na investigação científica, então as condições no laboratório deveriam ser igualmente revistas. 

O professor Brown acha que há pouca preocupação pública sobre o bem-estar das criaturas pois muitas pessoas só pensam nos animais como animais de estimação ou comida, e não lhes dão crédito por serem conscientes e inteligentes. 

Um estudo recente descobriu que lagostas sentem stress da mesma forma que os seres humanos e podem ser acalmadas com drogas de maneira semelhante. 

Esta é a primeira vez que sinais claros de ansiedade – normalmente associados às formas mais complexas de vida – foram observados em espécies invertebradas. 

Num estudo divulgado na semana passada, pesquisadores explicaram que a ansiedade é diferente de medo, que é uma emoção exibida até pelos animais mais simples. 

Eles construíram um labirinto especialmente concebido para colocar as criaturas tipo lagostas sob pressão e descobriram que os níveis de serotonina do cérebro aumentaram. 

A injeção do lagostim com o neurotransmissor foi o suficiente para torná-los ansiosos, mas eles poderiam ser acalmados com outro medicamento chamado Chlordiazepoxide (CDZ), que também é usado para tratar os seres humanos. 

Dr. Daniel Cattaert, da Universidade de Bordeaux, disse: “[Os resultados] enfatizam a capacidade de um invertebrado de apresentar um estado que é semelhante a uma emoção de mamíferos.” 

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2662297/Fish-feelings-Expert-claims-creatures-experience-pain-way-humans-better-treated.html

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s