O mundo obscuro e perturbador do bicho da seda

 É bastante óbvio o motivo pelo qual algumas pessoas optam por não comer carne ou usar peles, mas alguém não usar a seda é simplesmente desconcertante para a maioria. 

 Quando pensamos em seda imaginamos belos vestidos, roupa interior delicada e móveis luxuosos; o que definitivamente não imaginamos é a imagem dos bichos da seda sendo mergulhados vivos em tanques de água fervente. E por não imaginamos? Isso certamente não nos faria não querer utilizar a carteira, e em vez disso, é provável que nos deixasse enjoados.
  A situação do bicho da seda

Assim como vacas, galinhas e porcos, lagartas da seda são domesticadas, criadas e produzidas em fazendas industriais e também são mortas às centenas de milhões todos os anos. Para fazer um único quilo de seda 2000-3000 vermes têm de ser abatidos.

Pouco antes da fase de metamorfose, onde os bichos da seda Bombyx mori  se transformam em mariposas, segregam um fio que usam para formar  seus casulos. Naturalmente, a mariposa mastigaria seu caminho para fora deste casulo uma vez que a transformação está completa, mas isto representa um problema para a indústria de fabricação de seda, uma vez que este desenvolvimento natural resultaria em fios de seda mastigados, que são muito mais curtos e menos valiosos do que o casulo intacto. É por isso que quando as larvas da mariposa estão em sua fase de pupa após serem alimentados com uma dieta rigorosa das folhas de amoreira, eles são colocados ainda vivos em água fervente, matando-os e iniciando o processo de desvendar o casulo para a produção de seda.

Ahimsa é outro método de produção de seda, que não inclui a morte para as lagartas da seda. Apesar de não resultar em morte, ainda há questões éticas em torno da domesticação e da agricultura, tais como mariposas adultas serem incapazes de voar, porque seus corpos são muito grandes e os machos incapazes de comer devido a partes da boca subdesenvolvidos.

Alguns entre nós irão tentar alegar que bicho da seda não importa e que eles são apenas insetos. Embora seja verdade que temos uma limitada profundidade de compreensão sobre insetos, o que sabemos é que eles têm a capacidade de sentir e o direito de viver livre de dor e sofrimento. 

A Seda Ahimsa

Apelidada de “seda da paz”, é produzida a partir das larvas da mariposa, porém sem matá-las em seu processo.

A seda Ahimsa é  livre de crueldade gratuita, alternativa de Comércio Justo, que é tecida à mão na Índia. Ao invés de ferver o casulo para prematuramente liberar os fios de seda, eles optam por usar os fios somente depois da metamorfose do bicho-da-seda, deixando ele completar seu ciclo de vida ileso.

O resultado disso é um tecido mais luxuoso, leve, delicado e macio ao toque, em alternativa à seda convencional e popular. A moda em muitos países e principalmente na Europa hoje é eco-friendly ou green-products, o que significa usar produtos que são ambientalmente corretos.  Essa moda veio pra ficar e está se tornando o tecido de escolha por muitos designers em todo o mundo.Alguns designers como Bodkin, Ivana Basilotta, Mr. Larkin e Enamore adotaram o eco-friendly até na fabricação da seda que usam. Uma rápida procura na internet irá revelar uma série de produtores, logo não há desculpa para não comprar a sua seda a partir de uma fonte ética.

Outras alternativas

O ideal é preferir evitar produtos de origem animal por completo, pois existem outras alternativas disponíveis. Liocel, algodão seda, filamentos de árvore ceiba, e fibras de vagem serralha são todas  opções eco friendly que valem a pena explorar.

O mundo obscuro e perturbador do bicho da seda não recebe grande cobertura da parte da  mídia , porque a indústria acredita que nós simplesmente não nos importamos  o suficiente para nos incomodar, mas isso não tem que ser o caso. Você pode rejeitar estas práticas desumanas e optar por comprar  alternativas livres de crueldade. Nós não precisamos de explorar insetos, ou qualquer outro animal, e nada justifica o uso desses pequenos seres como recursos para nossos próprios fins.

Baseado em:

 The Dark and Disturbing World of Silk
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s