Apesar de todos os esforços, o Festival de Yulin vai realizar-se

Photo credit: Jonathan Kriz

Aproxima-se rapidamente o solstício de verão e , com ele, o infame Festival de carne de cão de Yulin, no qual um elevado número de cães e gatos são mortos para a confecção de tradicionais pratos de verão. Apesar de na China, principalmente na região Sul, ser há séculos, habitual o consumo de carne de cão, esta  é uma pratica que atualmente encontra-se  em declínio no resto do país.

Infelizmente não é o caso de Yulin, que mesmo perante o ultraje internacional- incluindo dentro da própria China, não coloca um fim a este horrendo festival anual.

Enquanto moradores da região bebem vinho de lychias e preparam uma variedade de pratos de carne de cão, o resto do mundo assiste, e levanta complicadas questões acerca de tradições culturais, ética e até mesmo saúde pública.

O festival tornou-se tão controverso que até o governo de Yulin “lavou as mãos”, insistindo que é um evento organizado por comerciantes e empresários locais e que não se trata de um evento sancionado pelo governo.

 Enquanto isso, advogados chineses elaboraram leis que visam banir a venda de cães e gatos para consumo, mas a legislação não foi aprovada pelo Congresso nacional do povo (National People’s Congress).

Os defensores do festival argumentam que esta é uma parte importante da sua herança cultural, e que não é diferente de nenhum outro festival centrado no consumo de carne como o peru no Natal ou o cordeiro na páscoa. Eles apontam que milhões de animais são abatidos para consumo, anualmente, por todo o mundo, e se as pessoas comem outros animais de quatro patas, não tem moral para criticar o festival anual de Yulin.

Deixando de lado a questão da sensibilidade cultural e das diferenças de opiniões do que constituem um animal de estimação, há ainda quem argumente que existem graves implicações a nível de saúde. Apesar de o comércio de cães e gatos, independentemente do propósito a que se destina, ser inteiramente legal na China, transporta-los sem licença, não é.

Este comércio acontece sem nenhuma fiscalização, onde ativistas de direitos de animais relatam que cães e gatos chegam doentes, lesionados ou mortos – e são vendidos pela sua carne inclusive podendo ser portadores de doenças contagiosas. A raiva, cólera e outras doenças tem sido relacionadas ao festival de Yulin e outros eventos em que pessoas consomem animais de estimação, e às imundas condições de higiene dos mercados que são ambientes ideais para a reprodução de numerosas estirpes de bactérias infecciosas..

Outro grave problema tem sido apontado pelos ativistas dos direitos dos animais: muitos dos cães e gatos comercializados terão sido roubados aos tutores, e eles tem provas disso, incluindo fotos em que os animais trazem coleiras e etiquetas. Os organizadores insistem que os animais são adquiridos por meios legais, de fazendas de produção de cães e gatos para consumo, mas muitos ativistas documentaram padrões sistemáticos de rapto e armadilhas de cães vadios ou animais de estimação. Também não encontraram provas das tais “fazendas de criação” que os vendedores dizem recorrer.

Internamente, ativistas e celebridades chinesas, tem vindo a condenar publicamente o festival. Internacionalmente, celebridades de todas estirpes, incluindo Ricky Gervais, também clamam pelo encerramento do festival.

Se quiser ajudar a pressionar o governo Chinês, por favor assine esta petição exigindo o fim do Festival de carne de cão de Yulin

Anúncios

22 responses to “Apesar de todos os esforços, o Festival de Yulin vai realizar-se

  1. Se outras culturas usam a morte de aniamis para os mais diversos festejos, isso não significa que pactuemos com o que se passa na China. Não à morte de cães para consumo dos humnaos, dos cães ou d eoutro qualquer animais.

  2. Vê-se que é um país atrasado espiritualmente…e um dia terá fim…mas, para isso muitos peludinhos vão pagar com a morte.
    Quem não ama um animal, seja ele qual for….é indigno de ser reconhecido no céu….haverá um pagamento por isso…e cada um sofrerá a justiça de DEUS…

  3. Façam alguma coisa autoridades afinal vc não tem ordem para eliminar esse festival sem fundamento algum não podemos deixar isso acontecer cadê os seres humanos cadê ? Isso é imperdoável É um absurdo chega eles tem vida já pensou se fosse nos seres humanos ?como já aconteceu estamos cansados vamos vamos vamos tentar quantas vezes for preciso estamos unidos vamos acabar com isso de uma vez por todas vamos ser seres humanos de verdade eu sou contra e sei que bilhões de pessoas são contra tbm não atoa que estamos todos juntos firmes e fortes para acabar com essa podridão que é a matança contra nossos pequenos e indefesos animais

  4. Meu Deus!!!!! Alguma coisa tem que ser feita!!!!! É INADIMISSIVEL que isto continue…..Autoridades se unam em força maior para acabar de vez com esta barbaridade com tantos ANJOS inocentes!!

  5. Malditos sejam todos os que participam e fazem um ato desumano como este!!! Autênticos nazistas! Um governo medonho que autoriza este massacre. ASSASSINOS!!!!!!

  6. Los perros son seres muy sensibles, leales,inteligentes. Su presencia es consuelo para los que están tristes, solos, enfermos ya que traen compañía, consuelo, alegría. Son alimento para el corazón, para el alma
    Los seres humanos deben comprender esto y soltar toda intención de abusar de ellos de cualquier forma. Debe recordarse QUE TODO EL SUFRIMIENTO QUE SE GENERA REGRESA DOBLEMENTE

  7. MEU CORAÇÃO DOE, EM SABER DE TANTA MALDADE!!! PORQUE MEU DEUS, O SENHOR PERMITE QUE ESSES INOCENTES PAGUEM COM A VIDA, OS CAPRICHOS DO HOMEM.

  8. COMO PODE NESTE SECULO, NESTA ERA TECNOLOGICA, COM A COMPROVACAO CIENTIFICA DE QUE OS CAES SAI SERES SENSCIENTES, COMO NOS, SEREM HOLOCAUSTICAMENTE MORTOS, E NADA FAZEREM ESTAS ” AUTORIDADES XINESAS”?????? QUE ESPECIE DE POVO E ESTE ? SEM ALMA, SEM CORACAO!!! POVO ESTE, PERIGOSISSIMO PARA O PLANETA TERRA!!!! OS VEJO COMO PSICOPATAS!!! INADMISSIVEL… INACEITAVEL!!!! VIVEMOS NA ERA GLOBALIZADA, NAO PODEMOS ACEITAR TAL ABSURDO!!!!👹

  9. Raça dos Infernos …Tsunami ..Maremoto ..Terremoto é Pouco!
    Um Meteoro talvez Exterminasse essa Raça Maldita com exceção é claro pois sabemos que há Pessoas as quais defino como “Anjos de Luz” que estão nesta Luta e fazem o que Podem para Salvar essas Criaturas de Deus Indefesos .

  10. Gente, me desculpa destoar da questão, mas analisando de forma imparcial o Oriente também pode nos condenar por comer carne de vaca, de porco, coelho, de frango… Infelizmente é a cultura deles, mas está acabando com a ajuda das campanhas. Conforme as pessoas se conscientizam, elas mudam o costume alimentar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s